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COMPRA CONSCIENTE

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“Nós somos o que escolhemos comer.” As nossas decisões e escolhas em relação ao cesto de compras determinam a nossa saúde e são o primeiro passo a observar. O ritmo de vida que levamos favorece as grandes empresas alimentícias para nos fazer acreditar que não é necessário investirmos parte do nosso precioso tempo em fazer uma compra consciente, selecionando criteriosamente cada ingrediente e cozinhando tudo o que vamos consumir. Somos bombardeados com publicidades que nos oferecem pratos suculentos, deliciosamente salgados, doces e cheios de calorias e aditivos que não trazem nada de bom para nossa saúde. Esse tipo de alimento processado fornece muito menos proteínas e vitaminas do que os alimentos em seu estado natural ou caseiro. Portanto, para levar um estilo de vida saudável, vale a pena mudar nossos hábitos de consumo.

Existe um mundo racional em que entra no supermercado e não compra guiado por seus desejos ou seu subconsciente. Aquele mundo em que a publicidade não pode manipulá-lo e afetar suas decisões de compra. Mas para atingir esse estado de “sabedoria” conhecido como “compra consciente”, é preciso aprender a fazer alguns truques para não cair nas armadilhas que lhe são preparadas ao longo do caminho. Comprar conscientemente consiste em comprar o que realmente precisa em casa. Aqui estão algumas dicas para o ajudar:

  1. Estômago cheio. A pior coisa que pode fazer ao fazer compras é ir de estômago vazio. Se você ficar com fome, no final coloca todos os desejos no carrinho.
  2. Sem filhos. Eles são um perigo para conseguir uma compra consciente. Porque eles são os mais expostos aos estímulos subconscientes das marcas.
  3. Menu semanal. É uma forma inteligente de respeitar a compra dos ingredientes que precisa para se alimentar, sem comprar mais e sem ter que deitar comida fora.
  4. Prazer. Apreciar a comida também é importante para incentivar as compras conscientes. Isso implica esquecer os telefones, tablets, televisão… e focar no que está à nossa frente.

Quais os alimentos a escolher numa compra consciente?

*Legumes. São muito nutritivos e uma boa fonte de fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais.

*Cereais integrais. São a melhor fonte de carboidratos e, portanto, os maiores responsáveis ​​por nos fornecer energia, que o corpo converte em glicose para as nossas células.

*Germinados. São ricos em aminoácidos e possuem uma excelente relação cálcio/fósforo que os torna perfeitos para fortalecer os ossos. Têm uma grande capacidade antioxidante, cicatrizante e de desintoxicação geral do organismo.

*Algas. São muito ricos em minerais (cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo) e oligoelementos (iodo, silício, zinco, manganês, cobre e selénio) que ajudam a alcalinizar o sangue. Também contêm vitaminas, proteínas e ácidos graxos essenciais Omega3.

*Frutas. Rico em antioxidantes que desempenham um papel muito importante na manutenção da saúde, pois neutralizam os radicais livres.

*Verduras e Legumes. São de vital importância para a saúde devido ao seu teor de fibras, vitaminas e minerais. Além de Carboidratos, água e substâncias fitoquímicas e antioxidantes.

*Alimentos de origem animal. Nesta categoria, o peixe seria preferido à carne. Para muitas pessoas é a maneira mais fácil de assimilar ferro, vitamina B12 (muito difícil de obter de produtos vegetais) e aminoácidos, já que carne, peixe e ovos contêm proteínas completas. O peixe é uma excelente fonte de proteína, pois é mais fácil de digerir e menos acidificante do que a carne e contém gorduras mais saudáveis, especialmente os peixes oleosos selvagens, ricos em ácidos gordos essenciais Omega3 (cavala, anchovas, sardinhas, salmão…)

*Sal. É importante que opte pelo sal marinho e não pelo sal refinado. O sal marinho não refinado contém até 90 minerais e oligoelementos diferentes e ajuda a remineralizar o corpo e a manter um bom equilíbrio ácido-alcalino.

A pressa, a preguiça, a falta de tempo para cozinhar e ir ao mercado… São muitos os fatores que contrariam uma alimentação saudável, onde em mais ocasiões do que deveríamos, preferimos cozinhar produtos pré-cozinhados que são rápidos de fazer ( incluindo o fast food) versus comprar produtos frescos no supermercado e cozinhá-los de forma saudável. Comparado a anos atrás, nosso estilo de vida mudou e, com ele, nossos hábitos alimentares. É importante aprender a comer conscientemente para alcançar uma nutrição ideal. Só assim podemos alcançar um corpo saudável e com mais energia.

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